O Método KIR
BUSHIDÔ e as Virtudes

 

Bushidô é o código de ética e conduta dos samurais. Norteia desde o treinamento do samurai até a relação com seus mestres.

BUSHI = Guerreiro
DÔ = Caminho.

Bushidô significa, literalmente, "caminho do guerreiro", um código de honra não-escrito que fornecia parâmetros para o guerreiro viver e morrer com honra.
Seguir o Bushidô, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, disciplina, auto-sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra acima de tudo.

O Bushidô foi formado e influenciado pelos conceitos do Budismo (através do destemor do perigo e da morte), Xintoísmo (atenção à natureza e reverência aos antepassados) e a Ética do Confucionismo. A combinação desses pensamentos formaram a filosofia do código de honra do guerreiro samurai.

Mais importante que estudar, ler, ou ver filmes sobre o bushidô é praticá-lo e vivenciá-lo no treinamento.

Só assim será possível entender a essência do Caminho do Guerreiro.

 
     
 

Tel: (11) 5539-6550
contato@kir.com.br


 
 

As Virtudes do Bushidô

    Coragem
Um samurai deve possuir uma coragem heróica, não cega, porém inteligente e forte.

    Honra
Um verdadeiro samurai só ouve a um juiz de sua honra, e este é ele mesmo. As decisões que toma e o modo como as executa são um reflexo de quem realmente é.

    Lealdade
Um samurai é imensamente leal àqueles que estão sob os seus cuidados. Para aquele por quem é responsável ele permanece ardentemente fiel.

    Compaixão
Um samurai ajuda os outros homens em cada oportunidade. Caso uma não surja ele faz todo o esforço possível para encontrar uma solução.

    Justiça
Para o verdadeiro samurai não existem meios tons nas questões envolvendo honestidade e justiça, existe o certo ou o errado.

    Sabedoria
Um guerreiro corajoso e sem estratégia falhará imediatamente. Manter a espada sempre afiada.

    Razão
Um samurai não tem de “dar sua palavra” ele não tem de “prometer”.
Falar e fazer são a mesma coisa.